Powered By Blogger

28 dezembro, 2009

Exemplo de Requerimento - Lei de Grice

A fim de facilitar e simplificar a comunicação verbal das informações no requerimento, conseqüentemente obter o resultado mais favorável possível no objeto requisitado, é necessário seguir algumas normas determinada pela Lei de Grice, que são: A lei da Pertinência, da Sinceridade, da Informatividade e da Exaustividade.
Para damos seqüência ao nosso tema, analisaremos um requerimento segundo essas leis.

Requerimento

Exmo. Senhor

Secretário de Segurança Pública

Senhor Secretário,

Paulo césar, brasileiro, solteiro, mecânico, portador da Cédula de Identidade R.G. nº 25481355, residente na Rua Álvaro Martins, nº 251, Bairro de Nova Luz, cidade e Município de Sampaio, vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue:

Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranqüilidade nem mesmo durante o dia.

Diante do exposto, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, requer a V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento.

Termos em que,

Pede Deferimento

Sampaio, 14 de Março de 2001

Paulo césar

Na primeira Lei de Grice, a pertinência, fala do tipo de texto que vai ser veiculado para transmitir a informação. No nosso caso, o requerimento.

A segunda lei, a sinceridade, indica que as informações transmitidas são verídicas e devem demonstrar que o remetente tem condições de garantir a verdade sobre os atos veiculados. Aqui colocaremos o aumentado do número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos.

A informatividade é a terceira Lei de Grice e denomina que as informações reunidas devem ter um propósito a fim de facilitar o esclarecimento para os interlocutores. Encontraremos como propósito a Instalação de um Distrito Policial, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia.

A quarta e ultima lei, a exaustividade, estabelece que as informações mais importantes devam estar visíveis para os interlocutores, determinando um bom entendimento e coerência ao analisar o texto. Estas informações começariam na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranqüilidade nem mesmo durante o dia.

Um comentário: